Formação Continuada para Secretaria Municipal de Educação de Iporanga

Oferecer instrumentos teórico-práticos, através de oficinas interativos de Formação Continuada capacitando as equipes escolares a atender alunos com deficiência, considerando desafios e potencialidades do seu entorno e instrumentalizando a comunidade escolar (família, educadores e rede de apoio) em prol da Educação Inclusiva.

Estimular e incentivar os gestores a refletirem e criarem condições para a implementação da educação inclusiva nas escolas, tirando as barreiras.

Proporcionar o diálogo entre as Instituições Locais (grupo articulador) para compartilhar os desafios, conhecimentos e experiências com as crianças e adolescentes com deficiência para uma ação integrada e mutuamente responsável.

 

Orientar os gestores a revisarem o PPP (Projeto Político-Pedagógico da escola) de forma participativa com ações inclusivas, apoiando suas ações para levantamentos e diagnósticos, planos e revisão das suas bases filosóficas, pedagógicas e de gestão.

O curso visa proporcionar Oficinas para os jovens (que vamos chamar de “Projeto Jovens Agentes em Ação”) para que sejam capacitados para desenvolver projetos de intervenção socioambiental, a partir de diagnóstico participativo. Os jovens vão aprender a elaborar, aplicar, sistematizar e avaliar projetos de intervenção junto às suas comunidades.